A INVENÇÃO COTIDIANA DA CIÊNCIA ESCOLAR: SOBRE REDE DE SABERES E MANEIRAS DE INSTITUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRICULARES
Palavras-chave:
Acontecimentos curriculares, Ciência, Cotidiano, Formação em exercício de professores, Práticas pedagógicascurricularesResumo
Partindo de um mergulho nos cotidianos da/na formação em exercício de professores, o trabalho problematiza as inter-relações entre as redes de saberes dos praticantes curriculares e as negociações estruturantes das maneiras de instituir a ciência nos acontecimentos curriculares nos espaçostempos escolares. Argumento pela defesa de abordagens complexas e compreensivas na investigação dos/nos cotidianos dos processos formativos, sobretudo na formação simultânea ao exercício, de modo a valorizar as práticas pedagógicascurriculares das professoras-cursistas com ampla vivência escolar. Defendo que a invenção cotidiana da ciência nos espaçostempos escolares emerge em temporalidades singulares, o que põe em xeque a imagem da ciência escolar como deformadora da ciência de referência.Downloads
Publicado
18-06-2015
Como Citar
JUNIOR, Clivio Pimentel. A INVENÇÃO COTIDIANA DA CIÊNCIA ESCOLAR: SOBRE REDE DE SABERES E MANEIRAS DE INSTITUIR PRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRICULARES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 42, p. 163–176, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24539. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.