QUATRO DÉCADAS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LITERATURA INFANTIL: AVANÇOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS
Palavras-chave:
Literatura infantil, Teses e dissertações, História da literatura infantil, Brasil.Resumo
Com o objetivo de contribuir para compreender a produção acadêmica brasileira sobre literatura infantil, analisam-se alguns aspectos das teses e dissertações sobre o tema, concluídas entre 1970 e 2012. Relacionando essa produção acadêmica com o movimento de expansão da produção de livros de literatura infantil, de iniciativas referentes à discussão de problemas e propostas relativas à leitura e à literatura infantil, de constituição do campo de conhecimento e de criação e expansão da pós-graduação no Brasil, enfocam-se avanços representados pelo aumento quantitativo de trabalhos sobre o tema e a distribuição por programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento e de diferentes regiões geográficas do país. Ao mesmo tempo em que vêm confirmar o crescente interesse e a importância dos estudos sobre literatura infantil brasileira, esses avanços são acompanhados de contradições, que representam importantes desafios aos pesquisadores, visando à proposição de novo temas, objetos e vertentes teórico-metodológicas para o desenvolvimento de novas pesquisas.Downloads
Publicado
17-06-2015
Como Citar
MORTATTI, Maria do Rosário Longo; DE OLIVEIRA, Fernando Rodrigues. QUATRO DÉCADAS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LITERATURA INFANTIL: AVANÇOS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 10–32, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24510. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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