O CONTEXTO ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO
Resumo
As definições de masculino e feminino são construções marcadas pelos contextos sócio, histórico e cultural os quais definem papéis designados para homens e mulheres. Através de suas relações sociais e as práticas que vivenciam, os sujeitos vão se constituindo. O espaço escolar se define como ambiente extremamente importante nessa construção. Neste artigo busca-se problematizar as questões de gênero e compreender de que modo podem interferir na construção das identidades de meninos e meninas. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, de inspiração etnográfica por ser entendida como a melhor forma, neste percurso, de compreender as concepções de gênero e as possíveis interferências na constituição das identidades, considerando, principalmente, o ambiente escolar, pois, a escola faz parte de uma trama de relações, apresentando grande responsabilidade na formação de subjetividades e identidades das crianças.Downloads
Publicado
29-03-2015
Como Citar
SALVA, Sueli; VINHOLES, Aline. O CONTEXTO ESCOLAR E SUAS PRÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 107–121, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24470. Acesso em: 6 fev. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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