O PROCESSO PEDAGÓGICO INVISÍVEL DESENVOLVIDO POR MULHERES: O ENSINAR E APRENDER DA TECELAGEM MANUAL NAS MINAS GERAIS
Resumo
Esse texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a pesquisa de doutorado em andamento. O olhar aqui é sobre Gênero, Artesanato e a invisibilidade da produção das mulheres desenvolvida na cidade de Resende Costa em Minas Gerais. O objetivo principal da pesquisa é compreender como ocorre o processo pedagógico de ensino e aprendizagem não formal de tecelagem manual nas Minas Gerais. . A pesquisa é desenvolvida no município de Resende Costa, microrregião de São João Del Rei. Essa pesquisa tem como base o conhecimento feminista e a Educação Popular, visando trabalhar, sobretudo, nos estudos que vêm sendo produzidos e problematizados no Brasil e na América Latina. A metodologia dessa pesquisa ocorre por meio da observação participante, entrevistas individuais e narrativas de histórias de vida. Como ocorre o ensino e aprendizagem de uma técnica milenar que sobrevive no Brasil, no estado de Minas Gerais. Tendo como base os estudos feministas, a Educação Popular e a empiria nos dois estados, procuramos problematizar e compreender esse processo socialmente invisibilizado.Downloads
Publicado
10-09-2014
Como Citar
CASTRO, Amanda Motta; EGGERT, Edla Eggert. O PROCESSO PEDAGÓGICO INVISÍVEL DESENVOLVIDO POR MULHERES: O ENSINAR E APRENDER DA TECELAGEM MANUAL NAS MINAS GERAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 37, p. 71–81, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24421. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.