EXAMES DE ADMISSÃO, EXAMES FINAIS: VIGILÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE (1897-1911)
Resumo
O artigo apresentado tem em vista colaborar com a história da formação docente pela Escola Normal. A instituição analisada foi a de Niterói e seu investimento na formação de professores na Primeira República. Considerada pelos presidentes de Estado como medida salvadora da nação, a Escola fazia uma triagem dos candidatos a normalistas pelos exames de admissão e, ainda, para assegurar a formação de seus alunos fazia com que eles passassem por exames finais a fim de que conquistassem suas certificações. Mais do que propriamente medir o conhecimento dos normalistas, os exames faziam parte da cultura da Escola Normal de Niterói como um dispositivo de poder capaz de colocar os futuros professores sob vigilância.Downloads
Publicado
07-04-2014
Como Citar
ECAR, Ariadne Lopes. EXAMES DE ADMISSÃO, EXAMES FINAIS: VIGILÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE (1897-1911). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 173–189, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24410. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.