Por outra universidade: um projeto de educação popular na perspectiva de Rocha Pombo
Resumo
O horizonte do presente trabalho é compreender os significados do envolvimento do intelectual José Francisco da Rocha Pombo na criação de universidades no país. Em 1892, Rocha Pombo elaborou um projeto de construção de uma universidade em Curitiba, concebendo-a como um dos principais espaços de modernização da cidade, produtora da marcha rumo ao “progresso à civilização”. Simpatizante da causa anarquista, participou da criação da Universidade Popular de Ensino Livre, no Rio de Janeiro, em 1904. Em viagem ao Norte do Brasil, no ano de 1917, se encantou com a Universidade de Manaus. Na perspectiva do intelectual, a Universidade deveria fazer parte de um projeto de educação popular, responsável pela formação de sábios capazes de promover a elevação moral e intelectual do país.Downloads
Publicado
07-04-2014
Como Citar
SILVA, ALEXANDRA LIMA DA. Por outra universidade: um projeto de educação popular na perspectiva de Rocha Pombo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 163–172, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24409. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.