PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EJA?
Resumo
O artigo reúne reflexões a respeito de museus como instituições em que se realizam práticas culturais e que, por isso mesmo, constituem potenciais espaços de educação continuada para professores de EJA, a partir do reconhecimento de sua função social na contemporaneidade. Enfatiza a necessária ressignificação desses espaços pelos professores, tendo em vista especificidades dos estudantes jovens e adultos, no movimento de (re)apropriação de contextos e de diferentes práticas culturais que ocorrem em outros espaços que educam na sociedade, para além da escola. Demonstra que conceitos/noções de rizoma e de rede fundamentam epistemologicamente a ação educativa de museus, na perspectiva intercultural e transdisciplinar, podendo assim ampliar a experiência pessoal e coletiva de usufruto de bens culturais. Palavras chave: práticas culturais em museus, educação continuada, educação de jovens e adultos.Downloads
Publicado
08-04-2014
Como Citar
VIANNA, Catia Maria Souza de Vasconcelos. PRÁTICAS CULTURAIS EM MUSEUS: EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EJA?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 108–131, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24406. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.