EMANCIPAÇÂO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): uma reflexão a partir dos postulados de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos
Resumo
Esse texto apresenta as principais discussões propostas em minha tese de doutorado a respeito da questão da Emancipação Social, a partir de um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e o de Boaventura de Sousa Santos. A tese buscou refletir sobre práticas curriculares cotidianas vivenciadas em salas de aula de EJA com o objetivo principal de identificar indícios de práticas educativas emancipatórias presentes nos “currículos praticados” decorrentes dos diferentes saberesfazeres produzidos cotidianamente, pelos sujeitos da EJA. Partiu-se do pressuposto de que há, nas práticas de EJA, mesmo tendo como foco o cânone da escola regular com seus tempos, espaços e currículos rigidamente delimitados, possibilidade de tessituras de práticas educativas emancipatórias para além das forças reguladoras das normas (OLIVEIRA, 2003). Além dos aportes de Paulo Freire e Boaventura Santos para o debate sobre a “emancipação social”, usou-se as reflexões de Inês Barbosa de Oliveira sobre “cotidiano e currículos praticados”. Feitas as reflexões conceituais, aborda-se os desafios, limites e perspectivas presentes no campo da Educação de Jovens e Adultos em contextos de escolarização para efetivação de práticas educativas emancipatórias.Downloads
Publicado
24-04-2014
Como Citar
VALE, Elisabete Carlos. EMANCIPAÇÂO SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): uma reflexão a partir dos postulados de Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 35, p. 2–27, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24400. Acesso em: 7 set. 2024.
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Em Pauta
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