CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MULTICULTURAL
Resumo
O presente artigo busca refletir em torno da dimensão cultural evidenciada na pedagogia freireana, como importante indicador pedagógico para pensar o processo de ensino e aprendizagem no atual contexto da sociedade contemporânea, em que se observa a emergência da multiculturalidade na educação. Paulo Freire será tomado como referência central, pois, através da leitura crítica do seu mundo, o nordeste brasileiro, apontou a cultura como elemento essencial no processo de alfabetização. A sua experiência do exílio estimulou seu interesse pela diversidade cultural, incorporando-a ao seu pensamento educacional, revelando a relevância de se conhecer e respeitar outras culturas. Palavras-Chaves: Sociedade Multicultural, Cultura Popular, EducaçãoDownloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
CRUZ, Claudete da; GHIGGI, Gomercindo; BATTESTIN, Cláudia. CONTRIBUIÇOES DE PAULO FREIRE PARA PENSAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA SOCIEDADE MULTICULTURAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 36, p. 14, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24391. Acesso em: 18 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.