“Babá, bubu, Totó”: A produção de culturas infantis e brincadeiras no contato com a literatura infantil
Resumo
Considerando as políticas públicas de incentivo à leitura literária nas escolas, procurou-se investigar se haveria espaço e tempo para produção de culturas infantis e brincadeiras com a linguagem pelo contato com literatura infantil diante da reorganização escolar para ampliação do ensino fundamental (por meio de Leis Federais). Utilizou-se o referencial da pesquisa com crianças e a abordagem etnográfica para o acompanhamento de um grupo de crianças de seis anos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Verificou-se que ainda que haja presença demasiada do adulto na negociação de significados que as crianças dão ao que é lido, há produção de culturas infantis nas brincadeiras e jogos com a linguagem e na coprodução de cultura lúdica do grupo. Palavras-chave: culturas infantis, brincadeiras, literatura infantil.Downloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
SAMORI, Debora Perillo. “Babá, bubu, Totó”: A produção de culturas infantis e brincadeiras no contato com a literatura infantil. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 36, p. 17, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24390. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.