EDUCACÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: um diálogo sobre a linguagem do corpo brincante
Resumo
Este artigo trata de alguns entendimentos sobre diferentes linguagens expressas nas brincadeiras infantis, analisadas por duas grandes áreas, a Educação Física e a Matemática, que estão entremeadas no campo da ludicidade. Apresenta uma abordagem qualitativa com crianças de cinco anos, da Educação Infantil de Cuiabá/MT, que demonstraram a intensa agnação entre esses dois campos apreciados pela natureza social dos jogos e as aplicações matemáticas. Uma breve análise mostrou que os princípios matemáticos estão imiscuídos na engenharia brincante e que promove uma série de descobertas diante das trocas simbólicas e da configuração da brincadeira. Portanto, essas linguagens anunciadas durante a brincadeira podem se tornar instrumentos para pensar e/ou repensar sobre a performance do corpo brincante.Downloads
Publicado
28-07-2014
Como Citar
MAGALHÃES BARBOSA, Raquel Firmino. EDUCACÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: um diálogo sobre a linguagem do corpo brincante. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 36, p. 15, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24389. Acesso em: 9 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.