Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação: a proposta do “salto de qualidade na educação carioca” em discussão (2009-2012)
Resumo
O artigo problematiza o Projeto “Salto de Qualidade na Educação Carioca”, eixo retórico da política educacional posta em movimento na cidade do Rio de Janeiro a partir de 2009. Na análise da ação pública local durante o primeiro mandato de Eduardo Paes na Prefeitura, identificamos a sua tardia e peculiar imersão num projeto político-educacional arcaico que insiste em qualificar a educação pública com base em valores neoliberais e tecno-objetivistas. O texto procura evocar a reflexão sobre os custos sociais da práxis política municipal, traduzida em determinadas ações de intervenção pedagógica e gerencial, que vem estabelecendo diferentes dispositivos de regulação do terreno escolar em função de expectativas políticas de melhora do desempenho dos alunos do ensino público carioca no IDEB.Downloads
Publicado
08-04-2014
Como Citar
BRIGEIRO, Marcio Martins Costa; SANGENIS, Luiz Fernando Conde. Políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação: a proposta do “salto de qualidade na educação carioca” em discussão (2009-2012). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 36, p. 27, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24388. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.