Conhecimento, escolarização, currículo e a vontade de ‘endireitar’ a sociedade através da educação
Resumo
Resumo Nesse artigo, eu apresento, sem nenhum remorso, quatro narrativas visuais que levantam inúmeras questões sobre educação sem oferecer nenhuma resposta imediata. Minha intenção é enfatizar o que está em jogo em nosso esforço coletivo de levar a educação para além de disposições históricas que cultivam formas de relações nocivas e insustentáveis e que limitam nossas possibilidades atuais de imaginação e de ação. O enfoque deste artigo é a urgência de posicionar a educação de uma forma que permita a pluralização de relações sociais no presente com o intuito de pluralizar as possibilidades de futuros coletivos (Nandy 2000) que possam viabilizar relações de alteridade não-coercisas, especialmente em relação àqueles que têm sido excluídos do imaginário humanista ocidental (Gandhi 1998, 39). Palavras-chave: modernidade, conhecimento, humanidade, justiçaDownloads
Publicado
12-12-2013
Como Citar
ANDREOTTI, Vanessa Oliveira. Conhecimento, escolarização, currículo e a vontade de ‘endireitar’ a sociedade através da educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 13, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24374. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.