Os sentidos do conhecimento para sujeitos em situação de privação de liberdade
Resumo
O artigo resulta de pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo realizar um diálogo entre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, com enfoque na educação prisional no Estado de São Paulo, e o cotidiano em uma das instituições prisionais deste estado. As Diretrizes, divulgadas no ano de 2010, visam orientar as ações educacionais dentro dos estabelecimentos penitenciários em cada Estado da federação. A partir de entrevistas com presos que cumpriram pena em diferentes tipos de instituições, ou seja, desde Penitenciárias até Centros de Ressocialização, mergulharemos no cotidiano prisional e mais especificamente nos sentidos que atribuem ao que consideram que seja ensinado na escola em funcionamento no cárcere. Palavras-chave: currículo, educação prisional, cotidiano escolar, conhecimento.Downloads
Publicado
09-12-2013
Como Citar
ALVISI, Cátia; ZAN, Dirce. Os sentidos do conhecimento para sujeitos em situação de privação de liberdade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 15, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24365. Acesso em: 10 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.