PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS CURRICULARES: CONTEÚDOS SELECIONADOS E SILENCIADOS
Resumo
Resumo: Baseado nos Estudos Pós-Coloniais Latino-Americanos (QUIJANO, 2005, 2007; MIGNOLO, 2005, 2011; WALSH, 2008; SARTORELLO, 2009), apresentamos resultados da pesquisa de Mestrado em Educação Contemporânea (PPGEDUC/CAA/UFPE), ao questionarmos a presença da herança colonial nos currículos escolares. Utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2004; VALA, 1990) para analisar os dados coletados/produzidos nas entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2010) e nos questionários aplicados. O objetivo deste artigo é mostrar os conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana presentes nas práticas curriculares do(a)s professore(a)s e discutirmos os limites e as possibilidades abertas para a decolonização dos currículos e a construção da Educação das Relações Étnico-Raciais. Palavras-chave: práticas curriculares; relações étnico-raciais; currículos colonizados; decolonialidade.Downloads
Publicado
04-12-2013
Como Citar
FERREIRA, Michele Guerreiro; SILVA, Janssen Felipe da. PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS PRÁTICAS CURRICULARES: CONTEÚDOS SELECIONADOS E SILENCIADOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 19, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24363. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.