OS ENUNCIADOS NOS DOCUMENTOS LEGAIS: a representação negra, um ritual pedagógico a favor da diferença racial
Resumo
O estudo tem como temática: Educação e Relações Raciais. É parte do projeto de pesquisa: “Negro e Ensino Médio: Representações de Professores acerca de Relações Raciais no Currículo”. Fundamentou-se no referencial teórico-metodológico em Chartier (1991) e Bourdieu (1990), Gomes (2002), Coelho (2006), Silva (1997), Canen (2001), Moreira (2006) para a análise das representações nos enunciados dos documentos legais, com os primeiros e, com os demais, em suas contribuições na formação de professores quanto às questões raciais no Brasil num (re) pensar do currículo para a diversidade. Utilizamos como instrumento de coleta de dados: documentos oficiais e escolares. Concluímos que, o processo por uma educação anti-racista dependerá de (des) naturalizá-las e enfrentá-las pedagogicamente. Palavras-chave: Representações de Professor – Relações Raciais – Ensino MédioDownloads
Publicado
28-11-2013
Como Citar
SILVA, Rosângela Maria de Nazaré; BAÍA COELHO, Wilma de Nazaré. OS ENUNCIADOS NOS DOCUMENTOS LEGAIS: a representação negra, um ritual pedagógico a favor da diferença racial. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 34, p. 27, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24351. Acesso em: 2 maio. 2025.
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