A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E O RECURSO METODOLÓGICO DAS NARRATIVAS: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
RESUMO: O propósito deste trabalho é discutir a pesquisa em educação e o uso das narrativas como recurso metodológico. Inicialmente, apresentamos algumas considerações referentes à produção científica e a pesquisa educacional no Brasil. Indicamos as narrativas como recurso metodológico possível nas pesquisas, observando que estas acompanham a história humana, estando presentes nas relações sociais, em diferentes tempos e contextos. Utilizamos como ilustração alguns elementos do filme Narradores de Javé, e apontamos alguns limites e possibilidades do uso das narrativas nas pesquisas em educação, tomando como referencial a Teoria Histórico-Cultural. Diante das considerações apresentadas neste trabalho, parece-nos pertinente afirmar a contribuição das narrativas na investigação científica.Downloads
Publicado
16-04-2013
Como Citar
URT, Sônia da Cunha; PEREIRA, Clarice Simão. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E O RECURSO METODOLÓGICO DAS NARRATIVAS: UMA APROXIMAÇÃO COM A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 12 pgs., 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24331. Acesso em: 5 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.