DA ARTE DOCÊNCIA E INQUIETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo apresentar considerações em torno de uma formação docente aliada às artes, estética, e as inquietações advindas daí, em especial com um foco nas provocações que as artes visuais contemporâneas podem trazer para nossos modos de pensar e problematizar a docência, em qualquer nível de ensino ou área de conhecimento. As discussões levantadas no texto emergem das pesquisas “Arte e estética da formação docente” (concluída em 2010) e “Arte contemporânea e formação estética para a docência” (em andamento). Nestes estudos, atualiza-se a questão sobre a possibilidade de espaços para a arte e a criação na docência, que também passa a significar o indagar-se sobre “os modos de criar espaços para a arte e a criação na formação docente”, assumindo a dimensão estética (ou uma determinada dimensão estética) como fundamental para a formação docente em qualquer área, não apenas em arte. Além de ensaiar possibilidades em torno dessas temáticas, em especial, a partir de pesquisas já realizadas, o artigo pretende contribuir para processos e políticas de formação docente continuada em vários níveis de ensino. Para esta discussão, os principais interlocutores teóricos são os filósofos Michel Foucault e Friederich Nietzsche, além de outros parceiros artísticos e filosóficos que ajudam a dar mais densidade às questões levantadas.Downloads
Publicado
16-04-2013
Como Citar
LOPONTE, Luciana Gruppelli. DA ARTE DOCÊNCIA E INQUIETAÇÕES CONTEMPORÂNEAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 31, p. 12 pgs., 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24325. Acesso em: 2 dez. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.