INFÂNCIA, MÍDIA E A EXPERIÊNCIA DA MULTITERRITORIALIDADE
Resumo
Neste trabalho, procuramos refletir sobre o contexto em vivem as crianças contemporâneas e, a partir dele, os discursos elaborados pela mídia sobre e para elas. As perguntas que direcionam nossa reflexão podem ser assim resumidas: O que significa pensar a infância em uma sociedade organizada em rede, que vivencia a experiência da multiterritorialidade de modo cada vez mais acentuado? Como os artefatos culturais midiáticos produzidos para o público infantil captam essa problemática e constroem discursos sobre o mundo globalizado e os chamados territórios-redes para as crianças? Tomamos a mídia como objeto de investigação e, dentre os inúmeros gêneros e suportes midiáticos, escolhemos estudar os textos jornalísticos da imprensa direcionados ao público infantil. Analisamos como o suplemento semanal Folhinha, publicado pela Folha de São Paulo, jornal de maior circulação no país, explica e ensina às crianças sobre as novas relações estabelecidas entre o lugar e o mundo, sobre o significado de território, sobre o fenômeno da globalização e todas as suas implicações atuais como o encurtamento das distâncias, a relação com a cultura do outro e a produção da própria identidade.Downloads
Publicado
12-08-2013
Como Citar
GUIMARÃES, Iara Vieira. INFÂNCIA, MÍDIA E A EXPERIÊNCIA DA MULTITERRITORIALIDADE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 32, p. 22, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24318. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.