O EXERCÍCIO DO FILÓSOFO: A EXPERIÊNCIA DA SOLIDÃO E OS LIMITES DA LINGUAGEM NO LIVRO VII DA REPÚBLICA DE PLATÃO
Resumo
Resumo Trata-se de compreender a experiência da filosofia, em sua íntima relação com o acontecimento da verdade, a partir das leituras realizadas por Heidegger da “Alegoria da Caverna”, presente no livro VII da República de Platão. No cerne dessa discussão está em pauta a questão sobre a relação entre educação e liberdade. Na tentativa de compreendermos a natureza da experiência filosófica, é que estaremos lançando mão, ao longo da escrita desse ensaio, das preleções de Heidegger que datam do semestre de inverno de 1933/34, notadamente a primeira parte que se constitui em uma interpretação da ”Alegoria da Caverna”. Igualmente estará em pauta o escrito de 1931/32 intitulado A teoria platônica da verdade, desse mesmo autor. Palavras-chave: Educação, liberdade e linguagemDownloads
Publicado
13-08-2013
Como Citar
RIBEIRO, Glória Maria Ferreira. O EXERCÍCIO DO FILÓSOFO: A EXPERIÊNCIA DA SOLIDÃO E OS LIMITES DA LINGUAGEM NO LIVRO VII DA REPÚBLICA DE PLATÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 32, p. 28, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24312. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.