A EDUCAÇÃO ONTOLÓGICA: UMA POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ARTE, A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER
Resumo
Resumo A tarefa do pensamento de Heidegger é recolocar a questão da verdade do ser em sua relação com a essência existencial do homem, a fim de promover uma superação da indigência de nosso tempo. Essa indigência consiste tanto no obscurecimento do mundo, quanto na despotenciação do espírito. Antes de ser a certeza de um juízo correto, para Heidegger a verdade é um acontecimento fundamental de nosso ser, o que ele caracterizou com o termo “descobrimento”. Com esse novo horizonte de compreensão, Heidegger indica que a arte é uma instância privilegiada para o acontecimento da verdade. A partir desta compreensão heideggeriana de verdade e arte, o propósito deste texto é mostrar uma possível relação entre educação e arte, concebendo a educação ontologicamente como transformação do homem. Palavras-chave: verdade, arte e educaçãoDownloads
Publicado
13-08-2013
Como Citar
PESSOA, Fernado Mendes. A EDUCAÇÃO ONTOLÓGICA: UMA POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ARTE, A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 32, p. 19, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24309. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.