PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: multirregulações e a influência das avaliações em larga escala
Resumo
O texto tem como principal finalidade debater acerca das multirregulações a que os currículos escolares estão submetidos no quadro das reformas do Estado. Partindo da elucidação do conceito em Barroso (2003, 2004, 2005), procura demonstrar como diferentes formas de regulação dos currículos escolares operam no âmbito das políticas educacionais. Com base numa investigação acerca das avaliações em larga escala, evidencia a influência que os exames externos e padronizados vêm exercendo na construção de propostas curriculares no contexto de implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos. Para finalizar, põe em evidência as contradições de uma forma de controle que atua na perspectiva de construção de um currículo nacional. Palavras-chave: Regulação, currículo, Ensino Fundamental de Nove AnosDownloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
SCHNEIDER, Marilda Pasqual. PROPOSTAS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: multirregulações e a influência das avaliações em larga escala. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 14 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24259. Acesso em: 26 mar. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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