ALTERIDADE X INTOLERÂNCIA: DIRETRIZES CURRICULARES QUE PODEM EMBASAR MAIS DEMOCRATICAMENTE E PLURAL O ENSINO RELIGIOSO
Resumo
Este artigo fundamenta-se em dados colhidos em pesquisa financiada pelo CNPq que se iniciou em agosto de 2010 e que tem como objetivo principal examinar os discursos que perpassam o Ensino Religioso (ER) no Brasil, mais especificamente nas escolas públicas estaduais e municipais de Recife e Olinda em Pernambuco. Para tal, nos apoiamos na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e na metodologia da Análise de Discurso desenvolvida por Michel Pêcheux em sua terceira fase. Assim, procuramos sublinhar questões vinculadas à pluralidade, à diferença e à alteridade religiosa buscando observar perspectivas intolerantes ou não envolvendo o ER com o fim de discutir alguns eixos democráticos que podem envolver o currículo desta disciplina.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
OLIVEIRA, Aurenéa Maria de; SILVA, Drance Elias da. ALTERIDADE X INTOLERÂNCIA: DIRETRIZES CURRICULARES QUE PODEM EMBASAR MAIS DEMOCRATICAMENTE E PLURAL O ENSINO RELIGIOSO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 22 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24257. Acesso em: 18 fev. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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