ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Resumo
Este estudo originou-se do interesse em analisar as orientações contidas nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciaturas e em outros documentos legais com vistas à preparação dos futuros professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Considerando o aumento do número de alunos com NEE matriculados em classe comum e a constatação de que os cursos de licenciatura, ainda não oferecem formação adequada para isso. Por meio de uma pesquisa documental analisamos os referidos documentos. Os resultados obtidos evidenciaram que estes carecem de orientações claras e amplas a respeito do tema em questão. Avaliamos que as orientações dispostas nos documentos analisados precisam ser aprimoradas, com indicações sobre os conteúdos a serem trabalhados e estágios.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
VITALIANO, Celia Regina; DALL’ AAQUA, Maria Julia. ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 19 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24255. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.