EM BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE NAS PRÁTICAS CURRICULARES
Resumo
O presente texto aborda a relação entre políticas e práticas curriculares. Focaliza primeiramente o ensino médio. Examina as Diretrizes Curriculares Nacionais de 1998 e de 2011. Nessas últimas, destaca as ‘expectativas de aprendizagem’, a serem definidas pelo Ministério da Educação. Associa-as à cultura da performatividade, à qual contrapõe a valorização do profissionalismo docente. Argumenta que o fortalecimento do profissionalismo pode favorecer uma prática competente centrada em conhecimentos especializados e estimular a colaboração entre os professores e os demais sujeitos interessados no processo educativo. Para isso, é indispensável resgatar a confiança no professor. Essa perspectiva pode estimular uma relação autônoma, crítica e criativa dos docentes com as políticas curriculares. Palavras-chave: políticas curriculares – práticas curriculares –performatividade – profissionalismo docente – estratégias de aprendizagem.Downloads
Publicado
25-04-2012
Como Citar
MOREIRA, Antonio Flavio. EM BUSCA DA AUTONOMIA DOCENTE NAS PRÁTICAS CURRICULARES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 21 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24250. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.