Cotidiano escolar - práticas e deslocamentos
Resumo
O presente texto faz parte da minha dissertação de Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH – UERJ): “Microfísica da Escola: o cotidiano em análise”. Este trabalho coloca em análise as vivências de professores, alunos, pais e demais participantes da comunidade escolar, tendo como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. Trata-se de uma análise que se propõe a passar por fora das instituições cristalizadas, percorrendo as tecnologias de poder que as produziram. No mesmo sentido, as práticas cotidianas operam como analisadores, levando a problematizar as linhas que as produzem. Como resultado, destaca-se o diálogo entre saberes cristalizados e os insurgidos contra os efeitos centralizadores de poder, produtores de resistências, que problematizando e questionando as verdades produzidas, possibilitam a invenção de outras práticas num devir-revolucionário.Downloads
Publicado
28-12-2011
Como Citar
FERNANDES, Ângela Maria Gomes Ribeiro. Cotidiano escolar - práticas e deslocamentos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 26, p. 17 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24220. Acesso em: 24 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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