PARA ALÉM DA SEDUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESTADOS UNIDOS: confrontando o poder, construindo uma agenda histórico-cultural
Resumo
A maior parte da literatura sobre educação inclusiva proclama os benefícios e as promessas da participação significativa nos sistemas educacionais. Entretanto, a despeito de tais promessas, estes estudos não abordam as subjacentes questões de poder sociais e históricas. No presente artigo examinamos três questões que rompem com o fascínio da inclusão. Em primeiro lugar, reconhecemos o paradoxo do apelo para inclusão numa sociedade profundamente estratificada que tem marginalizado historicamente comunidades distintas; o não reconhecimento de uma estratificação de longa data na sociedade norte-americana aumenta o risco de tornar a educação inclusiva cúmplice no projeto histórico de assimilar os oprimidos numa sociedade estratificada. A seguir, examinamos o papel do poder elencado na fusão histórica entre raça e diferenças de capacidade, bem como a maneira como tais diferenças construídas socialmente estão localizadas no corpo. A educação inclusiva não pode mais ignorar o cruzamento desses marcadores de diferenças já que isso fragmenta as experiências dos alunos na sociedade contemporânea norte-americana resultando na perda da oportunidade de desmontar uma das formas em que corpos racializados são regulamentados nas escolas da nação. A terceira questão focaliza a aparente erosão da atenção das comunidades escolares e políticas para com a educação inclusiva, fato que se reflete no uso decrescente desse construto no material de pesquisa, nas prioridades de financiamento e nos registros legislativos. Argumentamos que as fragilidades identificadas na educação inclusiva justificam o estímulo de uma postura reflexiva nesse campo visando o engajamento sistemático com o papel do poder na estruturação de oportunidades educacionais e na promoção do projeto social reconstrucionista prometido pela educação inclusiva.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
ARTILES, Alfredo J.; KOZLESKI, Elizabeth B.; GONZALEZ, Taucia. PARA ALÉM DA SEDUÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS ESTADOS UNIDOS: confrontando o poder, construindo uma agenda histórico-cultural. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 24 pgs, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24205. Acesso em: 2 maio. 2025.
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.