Disciplinar ou ensinar
Resumo
O objetivo deste artigo é mostrar certas transformações na formação docente e seu vínculo na condução dos sujeitos como trabalhadores. A partir de conceitos como disciplinarização - uma das “tecnologias” de governamento para formar “civilizadamente” a sociedade - são apresentados alguns deslocamentos da racionalidade educacional e da produção de trabalhadores. A inclusão do docente como funcionário do Estado, com caráter político público dirigido à população, com o objetivo de modelagem dos indivíduos, que, através das práticas educacionais, transformam-se em mercadorias para o trabalho. As ferramentas teóricas são incorporadas com autores como Varela e Alvarez-Uria, Heloisa Villela que apresentam discussões sobre a formação do docente, como também, Bauman e outros que permeiam articulações sobre o campo do trabalho. As lentes de análise são as dos Estudos Culturais, que pretendem problematizar e enfocar novas visualizações sobre algumas práticas educacionais.Downloads
Publicado
30-04-2011
Como Citar
dos Santos, D. P. (2011). Disciplinar ou ensinar. Revista Teias, 12(24), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24199
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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