Sociedade de informação: é possível (querer) desconhecer?
Resumo
Resumo: Neste ensaio, proponho, como cenário da observação, as ações tecnocráticas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) refletidas no cotidiano escolar, através da implementação tecnológica junto a pacotes gerenciais. Apresento uma revisão bibliográfica reflexiva dos conceitos de feudalidades técnico-industriais, cosmética desenvolvimentista e a relação entre tecnologia e realização pessoal elencando alguns paradoxos entre tecnocultura e educação, para a aprendizagem colaborativa. Desenvolvo os conceitos do isolacionismo e da subjetividade; das angústias e da plenitude; da tecnologia e da coisificação. Apresento uma leitura do que esconde os discursos da SEEDUC-RJ através da ação comunicativa impregnados de um corpo de valores e significados a serviço de uma ideologia. Palavras-chave: tecnocracia; cotidiano escolar; aprendizagem colaborativa. Society of information: Is it possible (to want) to ignore? Abstract: In this essay, I propose, as the observation scenario, the technocratic actions of State Department of Education of Rio de Janeiro (RJ-SEEDUC) which are reflected daily in schools, by implementing technology along with management packages. I present a thoughtful review of the concepts of technical-industrial feudalism, false social development and relationship between technology and personal realization detailing some paradoxes between technical culture and education, for the collaborative learning. I develop the concepts of isolationism and subjectivity, the anguish and the unity; technology and devaluation of the person e trivialization of the person. I present a reading which hides the discourses of the SEEDUC RJ, through of communicative action impregnated of a body of values and meanings in the service of an ideology. Keywords: Technocracy; school routine, collaborative learning.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
ROITBERG, Julio Cesar. Sociedade de informação: é possível (querer) desconhecer?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 14 p gs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24185. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.