A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS
Resumo
O trabalho parte do pressuposto de que a prática docente é um objeto de estudo multidimensional e complexo, o que exige do pesquisador um olhar diferenciado para sua compreensão. O trabalho buscou compreender as possibilidades da análise de forma intersubjetiva e multirreferencial, utilizando a metodologia reflexiva (FRANCO, 2008), que se caracteriza por ser a postura crítica que organiza a dialética do processo investigativo e que orienta os recortes e as escolhas feitas pelo pesquisador. O foco metodológico é a pesquisa-ação, utilizando o registro de imagens e a análise coletiva de dados proporcionados pela imagem, considerada como ferramenta que possibilita a aproximação do docente à sua ação pedagógica. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de uma hermenêutica crítica para a análise coletiva da prática. Palavras-chave: prática docente; pesquisa-ação; formação de professoresDownloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
GILBERTO, Irene Jeanete Lemos; FRANCO, Maria Amélia Santoro. A PRÁTICA DOCENTE E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 13 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24177. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.