Formação, práticas educativas e constituição da identidade docente: memórias e vestígios de professoras de uma escola pública

Autores

  • Giani Rabelo Universidade do Extremo Sul Catarinense

Resumo

Este artigo apresenta e problematiza as trajetórias das primeiras professoras de uma escola pública municipal de Cricicúma – SC, com destaque à formação para o magistério, bem como as percepções sobre o ensino, os/as alunos/as e saberes resultantes da experiência profissional, relacionando tais percepções à construção da identidade docente. Trata-se de uma reconstrução histórica da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Padre José Francisco Bertero”, situada no bairro São Simão, na cidade de Criciúma (SC), que iniciou suas atividades educacionais em 1933. Entre os vestígios encontrados para a reconstrução da história do educandário estavam aqueles preservados na escola, bem como os evocados nas lembranças daqueles/as que participaram da história do estabelecimento, entre eles/as três professoras e uma servente. O estudo mostrou que tanto a instituição escolar, como os professores acabam contribuindo na perpetuação de uma condição e de uma identidade docente. Em alguma medida, no nosso ofício de professor, repetimos traços da profissão mais do que reinventamos, porque nossas tarefas acabam por ter que repetir os rituais perenes que dão identidade à escola e à função do professor. Também podemos concluir que muitas das ações dos professores são conduzidas por decisões pessoais, fundamentadas em razões indissociáveis de suas experiências concretas que dão sentido as suas vidas e a sua profissão.

Biografia do Autor

Giani Rabelo, Universidade do Extremo Sul Catarinense

possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC (SC). É líder do Grupo de Pesquisa Memória e História da Educação - GRUPEHME (cadastrado no CNPq) e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Gênero e Religião. Coordena o Grupo de Estudo Gênero e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando e pesquisando, principalmente, nos seguintes temas: história da educação, memória e educação, pedagogias missionárias, congregações religiosas femininas e educação, gênero e religião.

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Publicado

28-08-2011

Como Citar

RABELO, Giani. Formação, práticas educativas e constituição da identidade docente: memórias e vestígios de professoras de uma escola pública. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 20 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24173. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua