Formação, práticas educativas e constituição da identidade docente: memórias e vestígios de professoras de uma escola pública
Resumo
Este artigo apresenta e problematiza as trajetórias das primeiras professoras de uma escola pública municipal de Cricicúma – SC, com destaque à formação para o magistério, bem como as percepções sobre o ensino, os/as alunos/as e saberes resultantes da experiência profissional, relacionando tais percepções à construção da identidade docente. Trata-se de uma reconstrução histórica da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Padre José Francisco Bertero”, situada no bairro São Simão, na cidade de Criciúma (SC), que iniciou suas atividades educacionais em 1933. Entre os vestígios encontrados para a reconstrução da história do educandário estavam aqueles preservados na escola, bem como os evocados nas lembranças daqueles/as que participaram da história do estabelecimento, entre eles/as três professoras e uma servente. O estudo mostrou que tanto a instituição escolar, como os professores acabam contribuindo na perpetuação de uma condição e de uma identidade docente. Em alguma medida, no nosso ofício de professor, repetimos traços da profissão mais do que reinventamos, porque nossas tarefas acabam por ter que repetir os rituais perenes que dão identidade à escola e à função do professor. Também podemos concluir que muitas das ações dos professores são conduzidas por decisões pessoais, fundamentadas em razões indissociáveis de suas experiências concretas que dão sentido as suas vidas e a sua profissão.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
RABELO, Giani. Formação, práticas educativas e constituição da identidade docente: memórias e vestígios de professoras de uma escola pública. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 20 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24173. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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