Luzes da instrução: iniciativas particulares de escolarização no século XIX
Resumo
No século XIX a instituição escolar foi forjada e legitimada pelo poder público e pela sociedade, e diversos tipos de escolas e práticas educativas surgiram a partir de iniciativas de particulares e pelas ações do Estado Imperial. A malha particular de ensino, no entanto, alcançou índices mais significativos nas estatísticas que contabilizavam números de colégios e alunos. Neste sentido, é imprescindível para o campo da História da Educação compreender a organização e o funcionamento daquelas experiências. Contribuindo com a tarefa, este estudo reflete acerca de alguns aspectos relacionados ao tema “educação particular”: liberdade de ensino, dados estatísticos, legislação, anúncios e estrutura física de prédios escolares da Corte ImperialDownloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
LIMEIRA, Aline Morais. Luzes da instrução: iniciativas particulares de escolarização no século XIX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 22 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24172. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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