A Ética na Formação de Professores: o olhar do licenciando da UFRJ

Autores

  • Renato José de Oliveira UFRJ
  • Andrea Penteado de Menezes
  • Cristina Nacif Alves
  • Glauria Janaina dos Santos
  • Helen Silveira Jardim
  • Silvia do Socorro Celusso

Resumo

Este artigo discute os resultados obtidos a partir da aplicação de um questionário a alunos de licenciatura da UFRJ. Os objetivos centrais foram investigar como as questões éticas/morais são trabalhadas na formação desses licenciandos e como eles veem a inserção das mesmas na escola pública (segundo um enfoque laico ou confessional). A pesquisa foi balizada pela teoria da argumentação de Perelman & Olbrechts-Tyteca e pelos estudos de Meyer sobre a retórica. A análise permitiu constatar que: a) os conceitos de ética/moral fornecidos pelos licenciandos são pouco aprofundados; b) as questões éticas/morais devem ser abordadas na escola pública a partir de um enfoque laico. Palavras-chave: ética/moral – formação de professores – retórica e argumentação

Downloads

Publicado

29-08-2011

Como Citar

DE OLIVEIRA, Renato José; DE MENEZES, Andrea Penteado; ALVES, Cristina Nacif; DOS SANTOS, Glauria Janaina; JARDIM, Helen Silveira; CELUSSO, Silvia do Socorro. A Ética na Formação de Professores: o olhar do licenciando da UFRJ. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 18 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24170. Acesso em: 2 maio. 2025.