A COMPREENSÃO DA ÉTICA COMPLEXA: DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NUM MUNDO PLANETÁRIO
Resumo
O presente texto traz reflexões acerca da temática da ética e suas implicações na educação escolar sob o viés da complexidade. A ética reveste-se de um sentido mais aberto, amplo e fecundo quando compreendida numa perspectiva da complexidade, pois esse paradigma contempla as múltiplas dimensões do cosmos, do indivíduo, da espécie e da sociedade. A ética necessária é, segundo Morin, a ética complexa que emerge da consciência da condição humana no universo e na trindade indivíduo/espécie/sociedade. A ética compreendida sob o ponto de vista da complexidade pode levar o ser humano, bem como toda a humanidade, a pensar e agir segundo os princípios da compreensão e solidariedade. Morin defende que o desenvolvimento de uma ética complexa pressupõe e possibilita uma verdadeira reforma do nosso modo de pensar e, por conseguinte, da educação escolar. Palavras-chave: Ética, complexidade, educação escolar.Downloads
Publicado
28-08-2011
Como Citar
MARTINAZZO, Celso José. A COMPREENSÃO DA ÉTICA COMPLEXA: DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NUM MUNDO PLANETÁRIO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 14 pgs., 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24168. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.