Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos “saberes docentes”
Resumo
A formação de professores de História para o Ensino Fundamental e Médio tem sido objeto de preocupação e pesquisa, para historiadores e educadores, ao longo das últimas décadas. Este artigo situa-se, portanto, na esfera das pesquisas contemporâneas sobre o ensino, mais especificamente dos estudos que se debruçam sobre a formação inicial, os saberes e a prática docente. A partir da História Oral e das memórias dos professores de História do Ensino básico, buscamos dialogar com as pesquisas em torno da memória docente e formação de professores. Neste sentido o artigo busca analisar, por meio da análise dos depoimentos obtidos com três professoras de História da rede pública de São Gonçalo, a contribuição da formação inicial para a constituição do “saber docente” e as relações que professores estabelecem entre a sua formação inicial e sua prática docente e o lugar da memória neste processo.Downloads
Publicado
23-12-2010
Como Citar
RODRIGUES NASCIMENTO, Thiago. Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos “saberes docentes”. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 23, p. 18 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24128. Acesso em: 4 out. 2024.
Edição
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Em Pauta
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