A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares
Resumo
Este artigo apresenta um panorama da teoria de Basil Bernstein e suas principais contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais e políticas curriculares. Em especial, evidencia-se o conceito de recontextualização do discurso (teoria do dispositivo pedagógico) e suas contribuições para as pesquisa desses referidos campos. O artigo apresenta alguns exemplos de pesquisas que se baseiam na teoria de Bernstein e argumenta que essa teoria possui uma estrutura conceitual forte e uma linguagem de descrição que oferece relevantes e consistentes contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Palavras-chave: Basil Bernstein; Políticas educacionais; Políticas curriculares; Teoria do dispositivo pedagógico.Downloads
Publicado
08-08-2010
Como Citar
MAINARDES, Jefferson; STREMEL, Silvana. A teoria de Basil Bernstein e algumas de suas contribuições para as pesquisas sobre políticas educacionais e curriculares. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 24 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24114. Acesso em: 25 abr. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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