Diferentes espaçostempos e mesmos carinhos
Resumo
As fotografias e outras maneiras de registrar os cotidianos escolares têm possibilitado compreender mudanças e permanências nas/das práticas pedagógicas em/de diferentes espaçostempos. Os registros bibliográficos desses cotidianos, especialmente os produzidos pelas academias, têm feito relatos, em sua maioria, trazendo as mazelas da educação, o que não é feito, o que falta às práticas pedagógicas, e partem da lógica de que professores e alunos – e as escolas, como uma generalização metafórica quase unânime – fazem “coisas erradas” e que deveriam fazer de outras maneiras, trazendo, então, de forma prescritiva, quais seriam elas. A partir de registros fotográficos pesquisados no Institut de Recherche Pédagogique, em Rouen, e de outras imagens que circulam pela rede de computadores, este texto evidencia que, em diferentes espaçostempos, o carinho nas/das ações de professoras e professores, aprofundando, a partir da metaforarrealidade Dona Carmen Gatto, noções como o respeito ao outro “como um legítimo outro”. Cotidiano escolar, práticas pedagógicas, registro imagético, alteridade, carinho.Downloads
Publicado
01-05-2010
Como Citar
SGARBI, Paulo. Diferentes espaçostempos e mesmos carinhos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 10 pgs., 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24095. Acesso em: 19 fev. 2025.
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Em Pauta
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