(IN)DEFININDO O ESPAÇO DA INFÂNCIA
Resumo
O presente trabalho tem como ponto de partida uma abordagem disciplinar dialógica entre o campo da Educação e o do Urbanismo tomando como ponto de referência a relação existente entre o mundo adulto e a infância. A partir de uma abordagem crítica da construção do conceito de infância, delimita-se uma interseção teórica de como este mundo negará também a criança a partir da produção de seu espaço e, mais especificamente, do espaço produzido nas cidades brasileiras contemporâneas. Questiona-se, como situação limite, os discursos proferidos em favor do toque de recolher para “menores” que se disseminam em diversas cidades do país pensando na relação deste movimento com a criança, a quem se segue imputando hegemonicamente uma condição heterônoma e tendendo, inclusive, para sua criminalização. Palavras-chave: infância, alteridade e urbanismo.Downloads
Publicado
30-12-2009
Como Citar
FLORES, Renata L. B.; RIBEIRO, Cláudio Rezende. (IN)DEFININDO O ESPAÇO DA INFÂNCIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 20, p. 16 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24075. Acesso em: 9 maio. 2025.
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Em Pauta
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