O ENCONTRO DO LEITOR COM A PALAVRA ALHEIA: LEITURAS BAKHTINIANAS

Autores

  • Bruna Sola Ramos UERJ
  • Ilka Schapper PUC/SP

Resumo

O presente ensaio busca mapear o movimento discursivo que coloca a leitura no lugar privilegiado de encontro com a palavra alheia. Fundamentadas na teoria enunciativa de Bakhtin, trazemos à discussão dois conceitos que nos auxiliam a pensar a relação do leitor com o texto no cenário escolar: o discurso de autoridade e o discurso internamente persuasivo. Com este enfoque conceitual procuramos compreender a leitura como um processo de apropriação lingüístico/discursiva, fundado não apenas na repetição e no reconhecimento da palavra de outrem, mas em sua reelaboração pelo leitor. Palavras-chave: leitura; escola; discurso de autoridade/discurso internamente persuasivo.

Biografia do Autor

Bruna Sola Ramos, UERJ

Doutoranda em Educação pelo ProPEd/UERJ; Bolsista FAPERJ.

Ilka Schapper, PUC/SP

Doutoranda em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP; Bolsista CAPES; Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

29-06-2009

Como Citar

Ramos, B. S., & Schapper, I. (2009). O ENCONTRO DO LEITOR COM A PALAVRA ALHEIA: LEITURAS BAKHTINIANAS. Revista Teias, 10(19), 7 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24068