A PESQUISA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESPAÇO EDUCATIVO DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS
Resumo
Neste texto discute-se como a pesquisa nas ciências humanas a partir da perspectiva histórico-cultural pode se constituir como um espaço educativo no qual se desenvolvem diferentes processos de comunicação. Para tal focaliza-se o pensamento teórico de Vygotsky e Bakhtin trazendo suas contribuições em relação às especificidades da pesquisa para as ciências humanas. Dialogando com os sentidos construídos por estes autores em relação aos conceitos de descrição e explicação empreende-se uma discussão sobre pesquisa-intervenção no interior da perspectiva histórico-cultural. Essa discussão toma por base as experiências investigativas de um grupo de pesquisa da área da educação que tem a perspectiva histórico-cultural como referencial teórico-metodológico. Palavras-chave: pesquisa nas ciências humanas; abordagem histórico cultural; pesquisa-intervençãoDownloads
Publicado
02-07-2009
Como Citar
ASSUNÇÃO FREITAS, Maria Teresa. A PESQUISA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL: UM ESPAÇO EDUCATIVO DE CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, p. 12 pgs., 2009. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24057. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Em Pauta
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