MEMÓRIAS E IMAGENS DESESTABILIZADORAS PARA A (RE) EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.

Autores

  • Luiz Fernandes de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mônica Regina Ferreira Lins Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este texto apresenta experiências na utilização de acervos de imagens como recurso didático para construção do conhecimento histórico na formação de professores em ensino de História e Cultura da África e com alunos do ensino básico. As fotografias, as charges, os desenhos, os áudios-visuais e outros tipos de imagens, representam acervos hipertextuais com uma linguagem independente, portadora de inúmeros pontos de vista. Em sua concepção inicial, há a intenção de quem as produziu que, no entanto, produzirão outros níveis de interpretação, novos modos de registrar e tecnologias diferentes de escrita. Tais imagens, no contexto das discussões étnico-raciais em educação, podem se configurar como documentos históricos para a reconstrução do passado e desestabilização do presente. Palavras-chave: formação de professores; Lei 10.639; educação das relações raciais.

Biografia do Autor

Luiz Fernandes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela PUC, Professor de Sociologia pela FAETEC e Professor Assistente do CAp UERJ.

Mônica Regina Ferreira Lins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Assistente da UERJ eMestre em Educação pela PUC - Rio

Publicado

26-06-2008

Como Citar

Oliveira, L. F. de, & Ferreira Lins, M. R. (2008). MEMÓRIAS E IMAGENS DESESTABILIZADORAS PARA A (RE) EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Teias, 9(16-17), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24028