MEMÓRIAS E IMAGENS DESESTABILIZADORAS PARA A (RE) EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS.
Resumo
Este texto apresenta experiências na utilização de acervos de imagens como recurso didático para construção do conhecimento histórico na formação de professores em ensino de História e Cultura da África e com alunos do ensino básico. As fotografias, as charges, os desenhos, os áudios-visuais e outros tipos de imagens, representam acervos hipertextuais com uma linguagem independente, portadora de inúmeros pontos de vista. Em sua concepção inicial, há a intenção de quem as produziu que, no entanto, produzirão outros níveis de interpretação, novos modos de registrar e tecnologias diferentes de escrita. Tais imagens, no contexto das discussões étnico-raciais em educação, podem se configurar como documentos históricos para a reconstrução do passado e desestabilização do presente. Palavras-chave: formação de professores; Lei 10.639; educação das relações raciais.Downloads
Publicado
26-06-2008
Como Citar
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; FERREIRA LINS, Mônica Regina. MEMÓRIAS E IMAGENS DESESTABILIZADORAS PARA A (RE) EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 16-17, p. 9 pgs., 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24028. Acesso em: 16 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.