A POSSÍVEL CONCILIAÇÃO CULTURAL NA PERIFERIA
Resumo
O presente trabalho trata de uma visão de projetos extracurriculares em uma feira cultural realizada em uma instituição de ensino do município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense/Rio de Janeiro, que este ano teve como tema: O popular e o erudito num universo de diferenças. O texto contextualiza o papel social das instituições de ensino nas sociedades periféricas dos grandes centros administrativos e culturais do nosso país, mostrando que sua missão vai muito além do que oferecer educação e cultura escolar. Nesse sentido, o papel de conscientização realizado pelas instituições educacionais é fundamental para que as pessoas não fiquem sujeitas exclusivamente à cultura de massa, mas consigam ter uma visão crítica diante das informações de todos os tipos e gêneros que recebem. O conceito de cultura popular e erudita está fundamentado nas idéias de intercâmbio cultural de Darcy Ribeiro, onde as diferentes culturas são tão somente “diferentes e, porque distintas, se intercambiam, abeberando-se reciprocamente”. A metodologia utilizada é de ordem qualitativa, que se apóia primeiramente em fontes documentais, tais como: projetos escritos, em formulários semi-estruturados, e, posteriormente, em questionário de avaliação aplicado aos visitantes da feira, além das produções dos alunos expostas na realização tanto da feira como em outros eventos. Os resultados apontam que professores de diferentes áreas trabalharam assuntos que não são de suas áreas, o que se tornou para eles uma experiência nova e, portanto, enriquecedora. Assim, encontramos professores de Matemática envolvidos com o mundo da música clássica e contemporânea, entre outros. Palavras-chave: cultura; educação, Baixada Fluminense, periferia.Downloads
Publicado
26-06-2008
Como Citar
SOARES, Kátia Maria; DO MONTI, Ednardo Gonzaga. A POSSÍVEL CONCILIAÇÃO CULTURAL NA PERIFERIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 16-17, p. 11 pgs., 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24027. Acesso em: 26 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.