RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO: PILARES DA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA
Resumo
O artigo refere-se à interferência religiosa afro-brasileira na subjetividade, especificamente no que tange ao aparato infantil, denominado de Ibeji e simbolizado por S. Cosme e S. Damião. A intenção é apontar algumas pistas para o entendimento da constituição do sujeito contemporâneo, a partir da mediação de um código de representação e de ação que a religião oferece para vivenciar problemáticas existenciais. A proximidade com o sagrado interfere nos modos de subjetivação e estabelece uma fala peculiar: a linguagem dos santos. Esta cumplicidade real e objetiva participa de sua construção subjetiva como indicadora de que alguém compartilha com ele em prol da superação de desafios e ultrapassagem de obstáculos. Palavras-chave: subjetividade, religião afro-brasileira, linguagem, Ibeji.Downloads
Publicado
26-06-2008
Como Citar
DUPRET, Leila. RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO: PILARES DA CONSTRUÇÃO SUBJETIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 9, n. 16-17, p. 12 pgs., 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24025. Acesso em: 28 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.