INFÂNCIA, ESCOLA E MÍDIA: A(S) CULTURA(S) INFANTIL (IS) EM DISCUSSÃO
Palavras-chave:
Infância, escola, mídia.Resumo
Este artigo, resultante da dissertação de mestrado intitulada “Professor... as crianças já ligaram a TV... e você?”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, apresenta algumas idéias e problematizações acerca da relação mídia e infância. Entre estas idéias, a compreensão do conceito de infância, a partir de dois autores: Neil Postman (ano) e a obra “O desaparecimento da infância” e Leni Vieira Dornelles (ano) com “Infâncias que nos escapam: das crianças de rua às crianças cyber”. Esses trabalhos nos permitiram refletir sobre os principais elementos que influenciam a infância contemporânea, ressaltando, sobretudo, a mídia televisiva. A hipótese do provável desaparecimento da infância moderna e os indicativos da formação de novas culturas infantis são aqui desenvolvidos. Na última parte do texto apresentamos fotografias, desenhos e registros de falas das crianças de duas classes de educação pré-escolar da cidade de Santa Maria/RS, uma de caráter privado e outra de caráter público, que participaram como sujeitos da pesquisa. Esses registros apontam algumas das novas formas de subjetivação e identificação das crianças contemporâneas, que permeiam suas vidas e seus imaginários, apontando assim a necessidade de (re)pensarmos as práticas educativas dirigidas às crianças.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
FIGUEIREDO, Milene dos Santos; TOMAZETTI, Elisete Medianeira. INFÂNCIA, ESCOLA E MÍDIA: A(S) CULTURA(S) INFANTIL (IS) EM DISCUSSÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24018. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.