PROFESSOR E INTERNET: A CONCEPÇÃO DE PESQUISA ESCOLAR EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Palavras-chave:
Concepção de pesquisa, formação de professores, tecnologia na educação.Resumo
O presente estudo analisa as concepções de pesquisa que permeiam o trabalho de professores quando propõem atividades utilizando a internet como fonte de informação. O estudo buscou compreender os motivos que levam alguns professores a manifestar uma visão reducionista de pesquisa, tomada como mera cópia, síntese, reprodução ou repasse de conteúdos, sem que se reflita de forma crítica sobre a sua real importância na prática docente. A investigação foi realizada com doze professores de um colégio particular do município de Castro, no Estado do Paraná, localizado a aproximadamente 150 quilômetros de Curitiba. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e posterior realização de entrevistas semi-estruturadas. Apesar de todos reconhecerem a importância da pesquisa no processo educativo, os depoimentos revelaram pontos incoerentes entre o conceito de pesquisa e as práticas refletidas em suas ações docentes. Os significados que emergem dos depoimentos dos professores sobre a pesquisa em sala de aula parecem demonstrar que, embora exista o interesse e a compreensão da importância da pesquisa para o processo educativo, existe uma grande dificuldade em viabilizar, na prática, ações que realmente reflitam o caráter emancipatório da pesquisa. O estudo mostrou, ainda, que a transformação na concepção de pesquisa é fundamental para que os sujeitos consigam explorar melhor qualquer recurso tecnológico na prática educativa.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
ROCHA, Luciano Roberto; BRITO, Gláucia da Silva. PROFESSOR E INTERNET: A CONCEPÇÃO DE PESQUISA ESCOLAR EM AMBIENTES INFORMATIZADOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 16 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24006. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.