A LINGUAGEM NO ORKUT E NA SALA DA AULA: DESVELANDO UM COMPORTAMENTO LINGÜÍSTICO DOS JOVENS
Palavras-chave:
Juventude, linguagem e subjetividade.Resumo
Este estudo tem como objetivo tentar compreender um comportamento lingüístico na escrita dos jovens em sala de aula, assim como no espaço virtual criado pelos próprios alunos, a saber, no orkut, para deixá-los informados, instruídos e vinculados na vida escolar e social. Defendemos a hipótese de que estas especificidades lingüísticas constroem diferentes identidades ao longo do tempo, contribuindo, assim, ao entendimento de que o uso da linguagem revela diferentes graus de funcionamento cujos mecanismos normativos nem sempre estão presentes. Trazemos, para nos ajudar na discussão, autores como Mikhail Bakhtin, Wanderley Geraldi, Pierre Lévy e Maria Tereza de Freitas, que ajudam a perceber que a língua não é algo imóvel, morto ou petrificado da vida social, mas move-se continuamente e seu desenvolvimento segue a vida social. Minha atenção para o chamado internetês foi despertada há algum tempo, na prática do curso de língua portuguesa, em uma escola pública do Rio de Janeiro. Percebemos a utilização constante dessa nova manifestação lingüística nas composições e demais atividades em sala de aula. E longe dela, na comunidade do orkut, multiplicam-se exemplos de uma linguagem extravagante com indícios de uma língua produzida com apelo subjetivo. Assim, muito mais do que respostas, a nossa expectativa é de suscitar questionamentos que nos levem a repensar sobre um comportamento lingüístico, sobretudo o contemporâneo, considerando, talvez, que os jovens locutores clamam por novidades, desejando um mundo cujas palavras sejam as suas armas e a língua a sua força.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
SIMÕES, Robson Fonseca. A LINGUAGEM NO ORKUT E NA SALA DA AULA: DESVELANDO UM COMPORTAMENTO LINGÜÍSTICO DOS JOVENS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 14 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24004. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.