COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE UM IMPERATIVO PARA A ESCOLA NOS ANOS 1980
Palavras-chave:
Computador, construção discursiva, educação pública.Resumo
O artigo examina um conjunto de estratégias, sobretudo discursivas, que teriam estabelecido o imperativo da informatização, que viria a condicionar a utilização de computadores na rede municipal de ensino do município gaúcho de Novo Hamburgo nos anos 1980. Com base nos estudos culturais em sua vertente foucaultiana, demonstro e analiso como a informatização da educação pública da Cidade entra cena, passa a ser pensada. Ao longo do texto, examino o discurso da campanha jornalística, de apregoado caráter comunitário, Projeto Agora: a conquista do computador, posta em curso sob a coordenação do jornal da Cidade. Ferramentas conceituais extraídas da teorização foucaultiana permitiram-me focalizar a referida campanha como uma estratégia de governamento da população da Cidade, ao demonstrar a montagem de um aparato discursivo estratégico, empenhado em seduzir a população através de um conjunto de enunciados produzidos segundo regras estritas que a própria campanha vinha estabelecendo. Finalmente, discuto as conexões entre computadores na educação e a vida econômica da Cidade, demonstrando que inserir computadores na educação da Cidade significava muito mais investir em tecnologia e na produção de sujeitos capazes de garantir a continuidade da trajetória de progresso e desenvolvimento econômico da Cidade industrial, e menos uma questão de educação.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
SOMMER, Luís Henrique. COMPUTADORES NA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE UM IMPERATIVO PARA A ESCOLA NOS ANOS 1980. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 14 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24002. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.