NAS FALAS DE JOVENS, PISTAS PARA ENTENDIMENTO DA RECEPÇÃO TELEVISIVA
Palavras-chave:
Cotidiano, recepção, televisão, mediações.Resumo
Este estudo assume o cotidiano como espaçotempo instigante para estudo, constituído de situações repletas de surpresas, convidando-nos a pensar o relacionamento dos usuários com a tecnologia para muito além do consumo receptáculo. Apresenta achados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida na cidade de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), sobre o relacionamento de jovens com a televisão. Ao mergulhar no cotidiano desse grupo, a investigação realizada traz à cena as intrincadas redes que aí se tecem, colaborando para que esses jovens dialoguem de forma variada com a tecnologia e se constituam praticantes singulares e criativos. Permite observar como o usuário retrabalha o que foi apresentado pela TV e, em função de suas experiências e das mediações às quais está vinculado, produz, fabrica e inventa. Sem pretender generalizar seus achados, ou mesmo ignorar ou menosprezar o poder televisivo, este estudo chama atenção para de negociação de sentido que se dá entre emissor e receptor e para pequenos/grandes detalhes com freqüência ignorados pelos modelos hegemônicos de investigação.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
VASCONCELOS, Geni Amélia Nader. NAS FALAS DE JOVENS, PISTAS PARA ENTENDIMENTO DA RECEPÇÃO TELEVISIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24000. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.