CRIANÇAS PASSEIAM PELAS VEREDAS DO CINEMA, POR MEIO DA TECNOLOGIA
Palavras-chave:
Leitura, escrita, cinema, linguagem audiovisual, tecnologia, mídia, infância.Resumo
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência realizada com crianças em processo de aprendizagem formal da leitura e da escrita. Partindo do pressuposto de que esses sujeitos são capazes de atuar de forma ativa na construção do próprio conhecimento, foi delineado um projeto que, tendo como eixo norteador a arte cinematográfica, possibilitou o trabalho com diversas tecnologias e a leitura de diferentes linguagens. Para isso, foram focalizados, inicialmente, o surgimento e a evolução do cinema; em seguida, os alunos foram introduzidos a uma leitura crítica da linguagem do audiovisual, da televisão e do vídeo; finalmente, deu-se a criação conjunta de um filme a partir do livro Se criança governasse o mundo, de Marcelo Xavier. Em síntese, este projeto propiciou não apenas a construção de uma nova proposta para a alfabetização, mas o aprendizado de diferentes processos e assimilação de novos conhecimentos cognitivos, afetivos e/ou sociais.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
PAULA, Maria Esperança de; CHAVES, Eneida Maria. CRIANÇAS PASSEIAM PELAS VEREDAS DO CINEMA, POR MEIO DA TECNOLOGIA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 8, n. 14-15, p. 9 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23999. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.