PENSANDO COM CIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA: A PRAXIS PELA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS
Palavras-chave:
Criança, linguagem, ciência.Resumo
Este artigo trata de possíveis relações entre aspectos da filosofia da linguagem bakhtiniana e uma proposição de educação pré-escolar em ciências. Nele argumento que o papel do processo de compreensão ativa e responsiva nas interações dialógicas iluminam a relação pedagógica entre professora e alunos da pré-escola e, por estar relacionado aos gêneros discursivos, compreende ações inerentes ao processo de criação de significados das enunciações. Por sua natureza criadora, elas revestem-se de um caráter transformador/criador, ou seja, tais ações se constituem em atividade prático-crítica – a praxis – num pensar com ciência. Dito de outro modo, a ciência é coisa com que pensar sustentada pela praxis de professoras e crianças. Neste artigo trago alguns elementos teóricos de uma pesquisa mais ampla a respeito do trabalho interdiscursivo nas salas de aula de crianças de cinco-seis anos com objetos de conhecimento das ciências, por meio das relações entre as interações discursivas envolvendo a professora, os alunos e o conhecimento científico.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
NETTO, Maria Inês Barreto. PENSANDO COM CIÊNCIA NA PRÉ-ESCOLA: A PRAXIS PELA CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 6, n. 10-11, p. 12 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23984. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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